quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aromatização Profissional - O Cheirinho que Mudou Tudo

Muito além dos estímulos visuais, auditivos, táteis e gustativos (integrantes do grupo do Marketing Sensorial, pauta para outro artigo) eles são capazes de gerar um diferencial no emocional em qualquer estabelecimento seja um clínica ou consultório, a estratégia de xadrez aqui é o momento é pegar o cliente pela emoção olfativa!

Mesmo passando como o nosso sentido menos desenvolvido, podemos sentir aproximadamente 10 mil cheiros diferentes, ao passo que irmão o paladar, considerado por muitos muito mais desenvolvido, pode avaliar e apreciar somente 4 sabores diferentes: doce, salgado, azedo e amargo.

O Marketing Olfativo é cada vez mais usado em países da Europa, Estados Unidos, no Brasil e alguns países asiáticos como o Japão e Coréia.

Estudos realizados nos USA apresentaram um comportamento das pessoas em relação aos produtos aromatizados é mais favorável do que aqueles relativos aos produtos sem fragrância.


Marketing Olfativo Avança em diversos países


O Google mesmo, em um estudo próprio, disse que o Marketing Olfativo é o 4º item de maior rendimento no mundo nos próximos anos.

Um experimento comparou o efeito da aromatização de espaços com a utilização da música e concluiu que enquanto a música pode ajudar a aumentar em até quatro por cento as vendas, já os cheirinhos podem fazê-las admire, subir até 18 por cento.

Aromatização de Ambientes | Lojas, Shoppings, Consultórios, escritórios...


Clínicas e consultórios já estão utilizando a aromatização de ambientes de espera por exemplo, para melhorar o bem-estar de clientes e funcionários. Os diferentes objetivos vão desde estimular a concentração e aumentar a produtividade do funcionário até proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos seus clientes. Onde este fica relaxado.


Só que, para utilizar desta poderosa ferramenta em seu consultório é muito importante importante um profissional que irá traçar o perfil do público – alvo para escolher o aroma adequado.

Em consultórios de nutricionistas, a meta dos pacientes é lógico, em sua maioria, perder peso. Por isso, as nutrólogas estão utilizando a aromacologia (aromatização de ambientes) para auxiliá-los nesse objetivo. A mistura escolhida inclui capim-limão (para diminuir a ansiedade) e menta (ajuda na digestão). O investimento está dá resultados. "As clientes relatam que se sentem mais tranquilas quando chegam aqui", contam.

Totalmente na contra mão de quem acredita que aromatização profissional de ambientes é importante apenas para deixar o ambiente com um bom cheiro. Claro que além de neutralizar odores péssimos e marcar o lugar com um aroma bem agradável, a aromatização foca em trabalhar positivamente a percepção olfativa do cliente.

Com a aromatização profissional de ambientes podemos frizar:

· Explorar o sentido mais forte, o olfato;
· Melhorar o humor dos clientes e funcionários;
· Aumentar a atenção de todos os envolvidos no serviço;
· Proporcionar bem – estar e relaxamento;
· Deixar o ambiente agradável e acolhedor;
· Criar uma atmosfera requintada;
· Valorizar o serviço e o profissional;
· Criar um ambiente alegre e descontraído;
· Estimular a vontade do cliente em realizar novos tratamentos;
· Acabar com os cheiros desagradáveis, que incomodam os clientes;
· Aumentar a vontade de permanência no consultório;
· Atrair novos clientes e fidelizá – los;
· Criar uma identidade olfativa;
· Criar um vínculo emocional com o cliente;
· Agregar valor e diferencial ao serviço.

A La é uma das pioneiras do conceito de Marketing Olfativo no Brasil. Mesmo sendo um mercado ativo a anos, a lbsc vem inovando no setor. A empresa possui aparelhos eletrônicos pequenos e silenciosos, que podem ser instalados em qualquer lugar. A vantagem de um dos modelos é que o dispositivo funciona sozinho e borrifa automaticamente a fragrância no ambiente conforme a programação que o técnico desejar. Tem também o modelo por nebulização a frio, ponto para outro artigo mais a diante.

Dúvidas comente!!!!

beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário